terça-feira, 7 de maio de 2013

Águia-de-bonelli (Hieraaetus fasciatus) | Bonelli's Eagle



EXIF


1/640s, f/8, ISO 800, -0.7Ev
Mode: A, Meter: Center, No Flash, Manual WB
Focal: 500mm
Canon EOS 7D
Fêmea


Entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013 dediquei quase todo o meu tempo livre a uma das rapinas mais belas da nossa fauna - a Águia-de-bonelli. As saídas fotográficas foram quase sempre acompanhadas de noites/dias de chuva intensa que dificultavam as caminhadas nocturnas até ao abrigo e as longas horas de espera. Na foto em cima, pode-se observar um dos raros momentos em que chovia intensamente mas que ainda assim uma aberta no céu iluminou a chegada da fêmea ao local, onde minutos antes o macho tinha depenado uma presa. 
O território da Águia-de-bonelli é extenso, contudo ocupa com frequência os mesmo poleiros de vigia e descanso dos quais parte para as suas caçadas. Tratando-se de uma espécie monogâmica e residente no nosso território, apesar da difícil observação, é comum encontrar o casal junto nos mesmos locais.  Com hábitos predatórios a espécie procura ocupar zonas isoladas com boas populações de coelho-bravo , perdizes e columbiformes. 



EXIF


1/400s, f/8, ISO 640
Mode: A, Meter: Matrix, No Flash, Manual WB
Focal: 500mm
Canon EOS 7D
Fêmea

O Alentejo  é uma das principais regiões de nidificação da espécie, com predominância do Sudoeste e bacia do Guadiana, principalmente em zonas de média e baixa montanha e em que o alimento seja abundante. 
Segundo alguns censos regionais realizados entre 1999 e 2005, estima-se a existência de 92 a 99 casais em todo o território nacional, sendo que a tendência é a de regressão no nordeste do país e de aumento no sul e sudoeste do mesmo.
Na foto acima a fêmea repousa num dos raros dias de sol e céu totalmente limpo em que tive oportunidade de a fotografar e em baixo o macho (primeiro plano) parece satisfeito com o que comeu e espera que a  fêmea (no segundo plano) tome o seu lugar.





EXIF


1/50s, f/8, ISO 160, -0.7Ev
Mode: A, Meter: Center, No Flash, Manual WB
Focal: 500mm
Canon EOS 7D

3 comentários:

Matthias Tissot disse...

Parabéns, bela série.

Matthias Tissot disse...

Parabéns, bela série.

José-Elías Rodríguez disse...

Fantásticos retratos del águila más bella de nuestras tierras.
Te sigo desde ahora.
Parabens