quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Grou (Grus grus)



1/125s, f/8, ISO800, -0.3Ev
Mode: A, Meter: Partial, No Flash, Manual WB
Focal: 500mm
Canon EOS 7D

Esta era a última das espécies que tinha planeado fotografar para 2011 e apesar de ainda não ter os resultados mais desejados, esta é a primeira foto de uma "sessão" marcada pelo nevoeiro que rendeu algumas imagens mais artísticas.

Durante as últimas três semanas, juntamente com o Luis Malheiro, realizei observações, pedi autorizações, fiz duas tentativas para fotografar sem sucesso e cheguei à conclusão que teria que alterar a metodologia. Numa parcela de terreno com aproximadamente 900 m por 500 m, algumas dezenas de Grous pousavam e deambulavam ao longo das manhãs que passei dentro do abrigo, mas nunca se aproximavam do mesmo.
Esta manhã, juntamente com o Luis Malheiro e o Jacinto Policarpo, distribuimos três abrigos pela parcela, nos "spots" que até ao momento nos pareciam mais promissores.
Por volta das 6:30 H da manhã estávamos todos devidamente instalados nos hides e saberíamos que os Grous apareceriam perto das 7:30 h (hora do nascer do sol).
7:32 H - Os primeiros sons de Grous começam a ouvir-se por entre o nevoeiro cerrado que nos dava pouco mais que uma dezena de metros de visibilidade. O som aumentava e surgia de todos os lados mas não se conseguiam avistar. Enviei SMS´s para os restantes dois companheiros na procura de um feedback e quando olho lá para fora estava completamente rodeado por aproximadamente duas dezenas de Grous que surgiram inesperadamente. As condições não eram as ideiais pelo que apostei nalgumas silhuetas. Contudo ao longo da manhã, sempre que o nevoeiro me dava algumas tréguas, fui conseguindo isolar esporadicamente alguns individuos como o da fotografia acima.

5 comentários:

João disse...

Excelente!!
Pena o nevoeiro não dar tréguas.
Aplaudo o teu esforço, para conseguires o que queres ;)
Um grande abraço.

Bruno Calha disse...

Bem nice companheiro. Parabéns

Modesto Viegas disse...

Bom trabalho. O esforço compensa!
Gosto!!!

ferreiro disse...

preciosa toma muy bien resuelta un saludo

nelaleonardo disse...

tão elegante