sábado, 27 de março de 2010

Mergulhão-Pequeno e Galeirão

Há algumas semanas que dedicava parte do meu "tempo fotográfico às macros, apesar de andar a preparar algumas coisas para aves, das quais em breve darei notícias aqui no blog.

Contudo, este Sábado convenci-me que deveria tentar algumas aves aquáticas e meti mãos ao trabalho para configurar o meu abrigo de forma a poder fotografar estas aves sem as perturbar.

Então, Sábado de manhã (não tão de manhã como se desejaria para fotografar estas aves), por volta das 7:00 H, dia completamente feito e sol já a levantar, lá me meti ao caminho de uma pequena albufeira do Distrito onde já observei as espécies desejadas.

Chegado ao local, e após passar pelo caminho mais acidentado que o meu Polo já conheceu, deparei-me com um pequeno problema: a albufeira estava a transbordar e o único local bom para fotografar ficava numa pequena ilha da albufeira. Vesti a Waders e com o material à costa lá atravessei parte da albufeira com o material às costas. A essa hora já nem havia sinal de patos. Com a devida persistência montei o TumbiHide num local que à partida me parecia seco, mas que depois me apercebi de o estar a montar numa zona alagada. Graças ao colchão com camada impermeável e as Waders não me pude queixar do conforto.

Não demorou muito até que um casal de Mergulhões-de-Crista se aproximassem e começassem o seu ritual de acasalamento. De seguida um casal de Galeirões, uma Galinha-de-Água e um Mergulhão-Pequeno. Após 300 cliques e duas horas deitado numa posição pouco ortodoxa, ainda por cima dentro de água, o meu corpo deixou de resistir e arrumei o material. O dia estava ganho mas fiquei com muita água na boca.

Na sexta-feira vou voltar para estrear o meu Hidrohide novinho em folha, do qual será documentada a sua construção no Natugrafia.com e neste blog. Mas só depois de experimentar, não vá o projecto meter água. Para já deixo estas imagens efectuadas no tumbihide.



Canon 7 D
f. 8
1/1000
ISO 320
500 mm
Sigma 150-500 mm
TumbiHide



Canon 7 D
f. 8
1/2500
ISO 500
500 mm
Sigma 150-500 mm
TumbiHide

Nenhum comentário: